quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Agricultura Urbana beneficia moradores, agricultores e consumidores

Você já ouviu falar em Agricultura urbana? Pois é, ela pode ajudar as áreas públicas a ficarem mais bonitas, a ampliar o conhecimento e aumentar a renda dos agricultores, além de oferecer os produtos finais ao consumidor a valores mais baixos.

Um convênio firmado com a Subprefeitura Santo Amaro, a Sociedade dos Amigos de Bairro do Jd. Marajoara (Zona Sul de SP) e o Proaurp - Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, instalou no mês passado um viveiro comunitário, onde seus moradores podem doar mudas que serão cultivadas e, mais tarde, plantadas em praças e áreas verdes da região. A área a ser beneficiada tem quase 6.000 m². O viveiro também vai receber do Programa, adubos, sementes e ferramentas para manejo.

Em Parelheiros, Capela do Socorro e M’Boi Mirim, o Proaurp criou ‘a Casa do Agricultor’ que apoia e amplia as atividades como cultivo de legumes hortaliças, plantas medicinais, frutíferas e flores, entre outros. Hoje são mais de 300 membros cadastrados. A partir de novembro, o projeto vai realizar o “Natal Sutentável”, onde em 12 espaços públicos, como mercadões e sacolões, terão vendas de árvores de natal a um preço mais acessível. Os produtos terão um selo de procedência que garante o respeito ao meio ambiente. Josué Sampaio ingressou na Casa do Agricultor e tem boas expectativas para as vendas em árvores para o natal 2010. “Ano passado, vendi uns 30% a mais que quando eu repassava para as lojas de floricultura e jardinagem. Esse ano acredito que vai melhor”. Para os produtores de hortaliças, o programa também prevê a oportunidade de fomentar a distribuição a grandes lojistas e atacadistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário